sábado, 8 de janeiro de 2011

Sobre café e bolachas.

Tem uma coisa que me incomoda desde o começo da dieta e acho que nunca comentei aqui. Um dos meus momentos preferidos para relaxar é ir a algum café e ler um pouco. Um bom livro ou até mesmo o jornal. Até uma revista ou outra de dieta. Não gosto de revistas, mas as sobre regime têm me dado até que dicas bem úteis. Bem, não é meu hábito de ir a cafés que nunca comentei, porque até já contei a história de como consegui um convite para jantar enquanto segurava minha xícara e tentava ler (post o encontro). O que me incomoda é minha relação com os biscoitinhos que vêm no pires.

Desde os 16 anos, quando troquei o leite com ovomaltine pela manhã por uma caneca de café preto, tomo a bebida sem açúcar. Portanto, para questões de ganho/perda de peso, esse nunca foi o problema. Mas, quando você está na rua, sempre servem alguma coisinha junto. Algumas vezes é uma bolachinha de gergelim, outras um chocolate de menta e ainda existe a possibilidade de vir meu acompanhamento preferido, um biscoitinho de amêndoas. Sempre devorei esses “extras”. Inclusive, quando era criança, enchia o saco de meus pais para que me dessem suas bolachinhas, já que minha coca vinha sempre desacompanhada. Achava um absurdo isso; por que tinha que pedir uma bebida amarga pra ganhar o docinho? Enfim, isso não é sobre minha infância e sim sobre como se livrar dos seus biscoitinhos calóricos durante uma dieta.

Nas primeiras vezes, tentei alertar a garçonete para que não trouxesse acompanhamento de nenhuma natureza. Não deu muito certo. Elas sempre se esqueciam. Tá bom, uma se lembrou. Mas não interpretou muito bem meu pedido. Não trouxe o copinho de água com gás, mas a bolachinha estava lá, no pires. Já que o pires sempre vem com alguma coisa comestível e engordativa, desenvolvi uma técnica para que ele volte com a mesma coisa, intacta. O primeiro passo é, assim que o café chegar à mesa, girar o pratinho em baixo da xícara de modo que o biscoitinho não fique visível. É claro que você já viu ele e sua cabeça, ou talvez seu estomago, já quer comê-lo, mas com um pouco de força de vontade dá pra esquecer que ele está lá. O segundo passo é, sempre que você levantar a xícara para tomar o café, olhar para algum outro ponto que deixe aquilo que você quer comer fora de seu campo de visão. Nas primeiras vezes, tentei tomar sem olhar, mas acabei babando. Não foi muito agradável. Hoje em dia eu apenas viro um pouco para o lado. Olho meio para o chão, meio para minha canela. Funciona. Quer dizer, às vezes olho para o lado e vejo a pessoa da outra mesa tomando um sorvete... daí, a coisa complica.

11 comentários:

  1. Poxa amiga, essas cafés acabam com a vida da gente..
    Tenha um ótimo final de semana..
    bjinhoss

    ResponderExcluir
  2. Olá Amiga
    Já passei por esses dramas. Os cafés acabaram perdendo um cliente.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  3. Eu leio seus post e fico fazendo um filminho da cena em minha mente... morro de rir. Em minha imaginação vc é morena.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sofro com isso. Odeio café! Nunca tive que lutar contra biscoitinhos acompanhantes de café, rs.
    Ótimo fds!
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Você é determinada! Eu sou cara-de-pau, já como tudo de uma vez! rs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Isso acontece comigo quando vou a um restaurante ótimo de comida a quilo aqui no centro da cidade. Depois da refeição sempre tomo um chá ótimo que tem lá, de abacaxi, é tudo de bom, tomo até sem adoçante. E os biscoitinhos amantegados (aqui no Rio a gente nao chama de bolacha, rs), ai que tentação. Agora faço assim, peço o chá e já pego um guardanapo de papel. Quando a garçonete chega automaticamente tiro os biscoitos, enrolo no papel e entrego pra ela com um sonoro obrigada. Às vezes ela lembra e já traz sem. Quem sabe com o tempo ela lembre mais. Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Podes ser oferecê-lo a alguém... Ou então colocá-lo na bolsa para horas mais difíceis:)
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. menina o povo inventa tudo auauuaua. Eu adiei o prazo do amigo da carta, caso tenha interesse me participar.

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu ñ tenho esse problema pq ñ sou muito de café, mas deve ser uma tentação, hehehe.
    Bjkas Flor.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro café assim como vc
    mas não sou muito fã de biscoitos não
    mas acho que uns pequenos biscoitos não podem fazer tanto estrago assim não bjs...
    e seja muito bem vinda em emu espaço tbm

    ResponderExcluir