quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nevadas.

Hoje eu descobri que claras em neve são uma de minhas coisas preferidas! Historicamente eu odiava elas porque, além de dar um trabalhão pra fazer não eram poucas as vezes que tudo desandava ou que eu ficava com câimbra no pulso de tanto bater ou derrubava tudo no chão. Sem contar que sempre que eu misturava as claras no bolo elas se desfaziam quase que instantaneamente. Ah, os velhos tempos fora da dieta... fazia tantos bolos. Mas a parte triste é que normalmente eles ficavam ruins. E, a parte ainda mais triste é que, mesmo assim, eu os comia. Às vezes inteiros. Até as última migalhas... Isso sem contar a lambança que eu fazia com a calda. Não me orgulho muito disso mas tiveram vezes que tomava ela ainda quente, direto da panela, como se fosse sopa. Mas voltemos ao tópico principal porque esse está me dando nostalgia. E fome.

O caso com as claras em neve é o seguinte: não tinha absolutamente nada para o café da manhã em casa. Preciso fazer compras mas estou adianto porque ando com muita fome de muita coisa o tempo todo e é bem provável que eu cometa alguns pequenos exageros se for ao supermercado nesse estado. Enfim, a única coisa comestível que tinha em minha cozinha, ou melhor, a única coisa comestível que eu podia comer no café da manhã sem que o resto das pessoas atravessassem a rua quando me vissem e apontassem seus dedos para mim com expressões horrorizadas, era um ovo. É claro que ovo frito seria uma delícia, principalmente com bacon, mas isso estava fora de questão. Em parte porque não tinha bacon e em parte porque ainda tenho um pouco de juízo. A solução mais magra seria um ovo quente. Mas o problema é que eu sempre erro e acabo ficando com um ovo cozido e eu odeio ovo cozido. Tá certo que, na hora da fome, qualquer coisa vai, mas se meu fruto galináceo passasse do ponto eu ia acabar ficando o dia todo de mau humor.

Mas minhas opções não estavam esgotadas, eu ainda podia fazer um omelete. Mais do que isso, podia assar um omelete! (principalmente porque minha frigideira anti aderente tem aderido bastante desde a última vez que usei). E daí, como é o caminho evolutivo lógico para isso, pensei: porque não bater as claras em neve? E foi assim que eu fiz. Bati a clara, misturei com a gema e um pouquinho de leite e fiz uma espécie de suflê de ovo! Assim, não ficou muito gosto não. Mas ficou grande! É mais ou menos como o milagre da multiplicação! Parecia que eu tinha comido muito, mas era apenas um ovo! Saí de casa me achando uma passagem da bíblia com meu feito, mas acabei me atrasando, e muito, para o trabalho. Preciso dar um jeito de gastar menos do que 22 minutos para bater minha clara...

Um comentário:

  1. Adoro ovo. Meu mais novo vício gastronômico é a omelete no café. Bato rapidamente o ovo com o garfo msm, coloco na frigideira juntamente com tomate picado, cebola, coentro, e um pouco de queijo branco.
    Deliiiicia!

    ResponderExcluir