terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dia de exame.

Há algum tempo atrás, fui ao médico, coisa que não fazia há bastante tempo. A doutora, como era de se esperar, me pediu um montão de exames. O problema é que eu considero a viagem até o laboratório uma tarefa que beira o insuportável e acabei adiando ao máximo. Mas essa neura de resolver as pendências até o final do ano, que toma conta das pessoas nessa época, também me pegou de jeito e achei que era melhor riscar esses testes laboratoriais da minha listinha de pendências. Hoje, tirei a manhã para fazer os tais exames. Passava pouco das nove horas quando minha presença deslocou as portas automáticas para o lado e pude sentir o ar condicionado e o cheiro característico que tomavam conta do ambiente. Odeio esse cheiro, tenho a impressão de que deixam de propósito para passar uma sensação de limpeza, mas acaba provocando aquela sensação de que estão escondendo alguma coisa. Sabe? Um cheiro bem forte pra disfarçar outro pior ainda?

Peguei o papelzinho com minha senha quando a maquininha o cuspiu e até que consegui encontrar uma cadeira com facilidade em meio à multidão. Até o primeiro número ser chamado no painel, minha cabeça estava ocupada, tentando imaginar o que todas aquelas pessoas estariam fazendo alí no final de ano. Exame é que não era. Quem marcaria exames agora? Quer dizer, eu marquei, mas foi porque nunca imaginei que pegaria fila. Sim, todas as pessoas deveriam estar lá para pegar o resultado ou, dada a quantidade de velhinhas entretidas em conversas, papear com as amigas. Era isso. Só podia ser. Mas daí o painel chamou o próximo número e minha teoria foi por água a baixo. Ainda não podia dizer se o resto ia fazer exames ou qualquer outra coisa, mas podia afirmar com certeza que havia 35 pessoas na minha frente.

Pouco mais de uma hora depois, chegou minha tão aguardada vez. Até que o processo foi rápido, coisa de uns dez minutinhos. Preenchi uma ficha, conversei com a mocinha que me atendia, preenchi mais uma ficha, atualizei um cadastro e tudo certo para o exame. Quer dizer, ainda fui para uma outra sala, com outro papelzinho e outra senha, mas uma meia hora depois me encontrava numa cadeira confortável com meu braço direito apoiado num treco de metal concebido exatamente para segurar braços naquela situação. Porém, antes que qualquer agulha ou objeto metálico perfurar minha pele, a médica (ou sei lá quem tira o sangue) perguntou que horas tinha ocorrido minha última refeição e eu respondi: às 9 horas, da mesma forma que tinha respondido para a mocinha das fichas. Não gostei do olhar que recebi após minha resposta, e tive razão de não gostar. Aquela sugadora de sangue barata me disse que meu jejum tinha que ser de 12 à 14 horas, e como já passava das onze, não poderia fazer o exame. Quando ela disse a palavra jejum, devia ter percebido que a cagada era minha e mantido minha boca fechada mas, depois de toda aquela espera, acabei contestando a conta dela, já que eu me referias as 9 da manhã, hora do meu lanchinho, e não 9 da noite. Ela foi um pouco mais sarcástica do que o necessário para apontar minha falha no processo. Mas eu não deixei por isso mesmo. Contei que estava de dieta e que precisava comer de 3 em 3 horas. Me afundei mais. Acabei descobrindo que meu peso tem que estar estável para fazer o exame, ou seja, não posso ter perdido mais de dois quilos nos últimos tempos. Porcaria. Enfim, depois do vexame, o exame voltou para a listinha de pendências. To até pensando em colocar na listinha de promessas do ano novo.

8 comentários:

  1. Encontrei seu blog na net e adorei, já tô te seguindo! Eu não sabia que pra fazer os exames tinha que estar com o peso estável, que coisa! Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Putz... tempo perdido. Promessa para 2011 com certeza!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu evito o máximo, médicos e dentistas!!!
    Mas, ninguem é de ferro, uma hora a gente sempre tem que ir!!

    Bjus Linda tarde

    ResponderExcluir
  4. nossa, que coisa chata...
    respondi seu mail, vc viu?
    beijo.

    ResponderExcluir
  5. Exame de sangue não me incomoda nem um pouco, é rápido e achamos em qualquer lugar. Agora vai tentar fazer exames cardiológicos pelo meu pano de saúde, vai... aiaiai viu? Primeiro a maratona para achar quem aceita, depois esperar um mês para ser atendida (se não tiver morrido até lá), aí vou para a infinita chatice que é fazer o exame, depois infindáveis dias para receber o resultado, aí sim vai a um mpeico do plano de saúde q é no fim do mundo. Estou adiando isso a 1 ano. hehe, Mas vamos ver se de 2011 não passa.

    ResponderExcluir
  6. heheheh...
    meu dentista ficou marcado para 30/12 às 12h30... o tiro de misericórdia, a última refeição do condenado, o último suspiro do moribundo... nos 49 do segundo tempo... me sinto uma vitoriosa por, ainda em 2010, conseguir começar a resolver essa pendenga... pelo menos vc tentou né?!

    ResponderExcluir
  7. Linda,
    Estou passando para dizer um oi e agradecer as visitas e os comentários carinhosos.
    Beijos no Coração!!!

    ResponderExcluir
  8. hehehe
    realmente sem jejum fica dificil fazer
    por isso que quando eu tenho que fazer, eu chego no laboratorio 6h da manha, e depois do exame tomo café la mesmo.......
    mas faça eles.... é importante

    bjo

    ResponderExcluir