domingo, 21 de novembro de 2010

Me desculpe, mas são regras da casa.

Finais de semana costumavam ser minha época preferida da semana. Porém, há um pouco mais de duas semanas atrás, inventei de fazer uma dieta e descobri que meus dois dias de descanso viraram um baita dum problemão. Primeiro porque, se quiser passar o dia todo em casa, numa boa, as três horas que separam uma refeição da outra se tornam meia hora de estou aguentando firme e duas horas e meia de rolando pelo chão esperando o tempo passar. Se sair de casa pra fazer alguma coisa, tudo bem, até que esse problema melhora, mas a dificuldade principal continua forte.

Sabe, o grande problema do final de semana, a tal da dificuldade principal, é que eu acordo mais tarde e faço menos coisas, o que implica menos cansaço e, consequentemente, menos sono na hora de dormir. Daí, acontece aquela velha cena desesperadora. Deito, rolo na cama por alguns minutos e me dou conta de que estou com fome. Em situações normais, esse seria o momento de ir para a cozinha e preparar uns dois ou três sanduíches, mas dado meu limite calórico, e o fato de que sanduíches têm calorias (e muitas ) e que na hora que vou deitar já comi tudo o que podia ter comido durante o dia, não posso ir fazer minha boquinha noturna na cozinha.

Ontem foi assim. Deitei a uma da manhã. Uma e quinze percebi que não iria dormir e que estava com fome, ou seja, pressenti a merda. Levantei, fui até a cozinha, abri um saco de pão e peguei uma fatia em minhas mãos. Coloquei a fatia de volta no pacote, guardei o saco, dei um tapa na minha cabeça, bati o pé direito algumas vezes no chão para tentar mandar a raiva embora e voltei a deitar. O relógio ainda não tinha marcado uma e vinte e cinco quando senti que o ciclo todo se repetiria. Então, decidi inventar uma regra. Podia levantar e ir na cozinha quantas vezes quisesse, mas só poderia tomar chá ou água, sem comer nem pensar em comer nada.

Funcionou! (mentira, pensei em comer o tempo todo. Mas não comi) No decorrer da noite, tomei oito xícaras de chá verde e doze copos de água. Mas não consegui dormir até que fosse hora do café da manhã. Incrível, comi e capotei, quase que instantaneamente. O problema é que só acordei agora, e quem quer apostar que nessa noite a coisa vai ser complicada de novo?

3 comentários:

  1. :) Se calhar o chá verde (como tem cafeína) não te deixa dormir...
    Os primeiros tempos é assim mesmo... Testamos as nossas resistências diarimente, e tu passaste com distinção:)
    Abraços:)

    ResponderExcluir
  2. e se tentasses organizar as tuas refeições de fim de semana de maneira a conseguir fazer um lanche à noite antes de dormir, como acordas mais tarde já não deves fazer o lanche da manhã, e passavas esse lanchinho para a noite, pode ser que resulte, não??
    o chá verde tem cafeína, tente beber um de tília, ou uma mistura de ervas tranquilizantes (cá em Portugal há um chá da lipton que se chama noite tranquila, que é tilia+camomila+ flor de laranjeira, não sei se aí também há...) pode ajudar a conciliar o sono e essa ansiedade...

    muita força nessa luta
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi! adorei sua visitinha lá no blog e vim lhe retribuir o carinho e adorei seu cantinho. Pelo que li aqui estamos passando por coisas parecidas. Ontem eu coloquei na cabeça que tenho que estar na cama as 10 horas e ponto, eu me acostumo fácil a dormir de madrugada e meu corpo já estava sofrendo com isso, porque os hábitos ruins viciam fácil, não é mesmo? e isso atrapalha muito a questão da imunidade, saúde e bem-estar, consequentemente, a perda de peso também é influenciada. Então, novos hábitos para uma vida melhor!
    Já li uma pesquisa relatando que as mulheres que acordam mais cedo tem menos predisposição a engordar...então o que precisamos mais para mudar essa situação?

    Tenha disciplina, busque motivação em você mesma e desfrute de cada conquista, por menor que ela possa parecer.
    Beijão!

    ResponderExcluir